25/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

TSE lança cartilha para orientar eleitores no segundo turno das eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) editou uma cartilha para tirar dúvidas que o eleitor ainda possa ter para o segundo turno das eleições, no dia 31 de outubro. Por exemplo, saber se está em situação regular perante a justiça eleitoral. A cartilha também orienta quem foi convocado a exercer a função de mesário.
Uma das dúvidas mais frequentes nesta segunda fase da eleição diz respeito ao eleitor que esteve ausente no primeiro turno. O TSE explica que o eleitor deve justificar a ausência e votar normalmente no segundo turno. Para isso, ele deve comparecer ao cartório eleitoral, munido de documento com foto que comprove a sua identidade. O documento com foto será obrigatório também na hora do voto.
A cartilha informa também que o local de votação pode ser consultado na página do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou no site do TSE . A consulta deve ser feita a partir do número do título de eleitor.
O eleitor que estiver fora de sua cidade no dia 31 de outubro poderá votar somente para presidente da República e apenas em urnas instaladas nas capitais. E o mais importante: o voto em trânsito só será permitido para o eleitor que tiver se cadastrado até 15 de agosto deste ano.
A cartilha também é útil para quem foi convocado para exercer a função de mesário. O livreto esclarece, por exemplo, o que acontece caso o cidadão não possa atender à convocação da Justiça eleitoral. Ele terá que apresentar os motivos até cinco dias a contar da nomeação. As alegações serão apreciadas pelo juiz eleitoral.
A cartilha detalha ainda como o eleitor deve proceder para votar no exterior ou para justificar a ausência no dia das eleições.
Para mais informações, o eleitor pode acessar o site do TSE: www.tse.gov.br, no link Perguntas e Respostas - Eleições 2010.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES