Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

18/07/2002 00h00

Morre o Ex-Deputado e Cacique Mário Juruna -12:05

MATÉRIA DO DIA
MORRE O EX-DEPUTADO E CACIQUE MÁRIO JURUNA


LOC: ESTÁ SENDO VELADO NO SALÃO NEGRO DO CONGRESSO NACIONAL, O CORPO DO CACIQUE E EX-DEPUTADO MÁRIO JURUNA. PRIMEIRO ÍNDIO BRASILEIRO ELEITO DEPUTADO FEDERAL. MUITAS LIDERANÇAS INDÍGENAS JÁ PASSARAM PELO VELÓRIO.

MÁRIO JURUNA ERA XAVANTE, NASCEU NA ALDEIA NAMUNKURÁ, NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇA, NO MATO GROSSO, E SE ELEGEU PARA OCUPAR UMA DAS VAGAS NA CÂMARA REPRESENTANDO O ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PELO PDT, NO INÍCIO DOS ANOS 80.

DURANTE O EXERCÍCIO DE SEU MANDATO PARLAMENTAR, O CACIQUE FICOU CONHECIDO COMO O PARLAMENTAR QUE ANDAVA COM GRAVADOR EM PUNHO PARA REGISTAR AS PROMESSAS DO HOMEM BRANCO.

O CACIQUE RAONI, DA TRIBO CAIAPÓ, DO ESTADO DO PARÁ, QUE ESTEVE NO VELÓRIO, DISSE QUE O TRABALHO DE JURUNA PRECISA TER CONTINUIDADE E SE COMPROMETEU A SEGUIR LUTANDO EM DEFESA DOS ÍNDIOS.
RAONI CRITICOU O TRABALHO DA FUNAI E DISSE QUE A INSTITUIÇÃO TEM QUE TRABALHAR PARA O ÍNDIO E NÃO CONTRA ELE.

OUTRO ÍNDIO QUE TAMBÉM MANIFESTOU A TRISTEZA PELA MORTE DO CACIQUE FOI MARCOS TERENA, QUE JUNTO COM JURUNA CRIOU A UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS. PARA ELE, JURUNA FOI UM PORTA VOZ DOS ÍNDIOS, O PRIMEIRO A FALAR SOBRE A PREOCUPAÇÃO DA DEMARCAÇÃO DAS TERRAS INDÍGENAS.

PARA O PRESIDENTE DA FUNAI, OTACÍLIO ANTUNES, QUE TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NO VELÓRIO, JURUNA FOI UMA FIGURA DE EXPRESSÃO NACIONAL DE GRANDE SIGNIFICADO PARA O POVO XAVANTE E PARA TODA COMUNIDADE INDÍGENA BRASILEIRA.

PARA A SENADORA MARINA SILVA, DO PT DO ACRE, O EX-DEPUTADO MÁRIO JURUNA ENTROU NO PARLAMENTO COM O OLHAR DE BRANCO E TROUXE AS PREOCUPAÇÕES DO ÍNDIO SOB OLHAR DO ÍNDIO.

O CORPO DO CACIQUE E EX-DEPUTADO JURUNA DEVE PERMANECER AQUI NA CÂMARA ATÉ ÀS 15 HORAS DE HOJE, QUANDO SEGUIRÁ PARA A ALDEIA BARREIRINHA, TAMBÉM NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇA, NO MATO GROSSO, ONDE UM DE SEUS FILHOS É CACIQUE.

SÂMIA MENDES AO VIVO PARA A RÁDIO CÂMARA FM