Rádio Câmara

Trilha das Artes

Bené Fontelles e a sua visão de mundo

13/09/2014 - 00h01

  • Bené Fontelles e a sua visão de mundo (bloco 1)

  • Bené Fontelles e a sua visão de mundo (bloco 2)

Pedro França_MinC / Wikimedia Commons
Bené Fonteles

O Trilha das Artes traz nesta edição o artista plástico que fez da apropriação de materiais sua inspiração, ele é artista plástico, jornalista, editor, escritor, poeta e compositor Bené Fonteles. Inicia sua carreira em 1971, expondo no 3º Salão Nacional de Artes Plásticas do Ceará. Em Fortaleza, trabalha como jornalista.

Durante as décadas de 1970 e 1980, integra anualmente diversas exposições coletivas, nacionais e internacionais, ligadas à arte postal e a pesquisas de novos meios de expressão. Nesse período, participa de quatro edições da Bienal Internacional de São Paulo (1973, 1975, 1977 e 1981). Realiza, ainda, a partir de 1974, diversas mostras individuais, no Brasil e no exterior.

Ele nos fala de sua arte, seus materiais, seus suportes, instrumentos públicos de cultura, da sua relação com a direção de espetáculos musicais e de sua visão de mundo.

Músicas:

Terra, de Caetano Veloso; Eu preciso aprender a só ser, de Gilberto Gil; Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, com Elis Regina; Melodia Sentimental, de Vila Lobos, com Maria Bethania; Palhaço,de Egberto Gismonti.

Apresentação - Marco Antunes
Produção - Renata dos Reis
Coordenação de Núcleo - Mônica Montenegro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE