Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

Rosa Passos e seu tributo a Djavan

07/10/2018 -

  • Rosa Passos e seu tributo a Djavan (bloco 1)

  • “Chega de Saudade”: o álbum que mudou a história da nossa música (bloco 2)

  • Al Jarreau e sua paixão pelo balanço e pela harmonia da Bossa Nova (bloco 3)

A cantora e violonista baiana Rosa Passos cresceu cercada de música e começou a tocar e cantar muito cedo, estimulada pelos pais. Lançou o primeiro álbum, intitulado “Criação”, em 1979, mas depois passou vários anos se dedicando à família. Perto dos 40 anos, em 1991, ela retoma a carreira fonográfica e lança o CD “Curare”. A partir daí, vem a consagração de uma das cantoras brasileiras mais reconhecidas no cenário da música internacional, que já chegou inclusive a se apresentar sozinha com o seu violão no Carnegie Hall, a mais famosa casa de espetáculos de Nova York. Na nossa viagem pelo universo dos sons, confira a Bossa Nova contemporânea de Rosa Passos, no álbum que presta um tributo ao cantor e compositor Djavan, lançado em 2014.

Confira, ainda, na segunda estação da Trilha, algumas canções do histórico álbum “Chega de Saudade”, de João Gilberto, lançado em 1959. O disco figura entre os 100 mais importantes da música brasileira, segundo a revista Rolling Stone Brasil, e marca a chegada do estilo que ficou conhecido como Bossa Nova ao mercado fonográfico.

Na terceira e derradeira estação da nossa Trilha da Meia-Noite, a influência que a Bossa Nova teve em muitos artistas pelo mundo afora. Vamos destacar três faixas do álbum “Tenderness”, do cantor norte-americano Al Jarreau, que mostram bem esse namoro, especialmente dos artistas de jazz, com a música brasileira.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção Musical e Apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE