Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

Incognito, Ed Motta e David Bowie

22/07/2018 -

  • Incognito, Ed Motta e David Bowie (bloco 1)

  • Incognito, Ed Motta e David Bowie (bloco 2)

  • Incognito, Ed Motta e David Bowie (bloco 3)

Na nossa primeira estação, vamos trazer mais uma vez a energia e a sofisticação do Incognito, banda inglesa que mistura elementos de jazz, funk e soul na sua música. O álbum em destaque foi lançado em 1993 e tem sonoridade até no título: “Vibes, Tribes and Scribes”! A regravação da clássica “Don’t You Worry ‘Bout A Thing”, lançada originalmente por Stevie Wonder e 1973, conseguiu um feito histórico: colocou o Incognito, uma banda jazzística, nas paradas de sucesso em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Confira essa e mais três faixas do álbum na nossa Trilha!

A segunda estação da Trilha da Meia-Noite segue na vibe da soul music, agora trazendo um grande artista nacional do gênero. Depois das baixíssimas vendagens do álbum “Entre e Ouça”, de 1992, Ed Motta ficou cinco anos sem gravar. Em 1997, ele procura reconquistar o público que curtia sua sonoridade pop com o seu “Manual Prático para Bailes, Festas e Afins Vol. 1”, um disco que traz no próprio título a sua essência: música para ouvir e dançar! E a empreitada foi muito bem sucedida! O álbum traz canções com influência da disco music dos anos 70, a música dançante eletrônica dos anos 80/90, além do charme, vertente da soul music que dominava as pistas do Rio de Janeiro na segunda metade dos anos 80. E para não perder o costume de fazer algo inusitado, Ed Motta colocou um belíssimo reggae, com tudo que um bom reggae precisa ter, para compor o álbum. Vale a pena ouvir e dançar!

Nossa terceira estação traz o som pop de David Bowie, o Camaleão do Rock. Muita gente do rock progressivo e do hard rock nos anos 70 bandeou para o lado do pop nos anos 80. Caso de bandas como Yes, Heart e Genesis. Mas, no caso de David Bowie, a capacidade de se reinventar a cada disco não permite pensar que sua passagem pelo pop foi meramente comercial. Ao contrário, ele levou para o estilo um pouco da sua essência, em vez de ser contaminado pela cultura pop que vigorava nos anos 80. Prova disso está nas três canções desse bloco: é pop, claro, mas é essencialmente David Bowie!

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção musical e apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE