Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

"Os Embalos de Sábado à Noite": Bee Gees, David Shire e The Tramps

15/07/2018 -

  • "Os Embalos de Sábado à Noite": Bee Gees, David Shire e The Tramps (bloco 1)

  • "Os Embalos de Sábado à Noite": Bee Gees, David Shire e The Tramps (bloco 2)

  • "Os Embalos de Sábado à Noite": Bee Gees, David Shire e The Tramps (bloco 3)

No dia 3 de julho de 1978, estreava, nas salas de cinema de todo o Brasil, um dos grandes sucessos de bilheteria e que ditaria moda no comportamento e na música daquele fim de década: “Saturday Night Fever” ou “Os Embalos de Sábado à Noite”. O filme estrelado por John Travolta e dirigido por John Badham teve na trilha sonora sua característica mais marcante. Milhões de pessoas lotaram as salas de cinema para assistir aos passos de dança de Tony Manero, personagem de Travolta, e milhões de pessoas correram às lojas de discos para assegurar sua cópia da trilha sonora do filme, lançada em álbum duplo em LP.

Na primeira estação da Trilha da Meia-Noite, o som dos Bee Gees. Os irmãos Gibb são autores de oito das 17 faixas que compõem o álbum da trilha de “Saturday Night Fever”, incluindo as duas versões de “More Than A Woman”, uma com os próprios Bee Gees e outra com o grupo Tavares. Três das canções escritas pelo grupo para a trilha do filme foram top 10 da parada Bilboard nos Estados Unidos em 1978. Ou seja, a trilha de “Saturday Night Fever” foi o maior sucesso de execução em rádios e de vendas dos Bee Gees.

Na segunda estação, vamos conhecer mais de perto a trilha instrumental do filme estrelado por John Travolta. Essa parte ficou a cargo do maestro, produtor e arranjador David Shire, que compôs alguns dos temas e escolheu outros. Destaque para a belíssima “Manhattan Skyline”, um tema orquestrado com ritmo de disco music e arranjo apoteótico, e “A Fifth Of Beethoven”, uma versão em ritmo de funk para a Quinta Sinfonia, sob a batuta do maestro Walter Murphy e a execução da Big Apple Orchestra.

Na terceira estação da nossa Trilha, o som da música negra também integrando a trilha sonora de “Os Embalos de Sábado à Noite”. Como o filme se passa numa região da cidade de Nova York onde a população é bem diversa, com americanos brancos, negros e também muitos latinos, a trilha do filme reflete essa diversidade, trazendo músicas com influência da salsa, calipso, disco music e o inconfundível balanço da black music. Destaque para a energia de “Disco Inferno”, do grupo The Tramps, que você ouve aqui na íntegra. São 10 minutos e 52 segundos de puro swing, que as emissoras de rádio normalmente tocam em versão editada. Como a proposta do nosso programa é mostrar a música em toda a sua essência, decidimos diminuir o número de músicas tocadas para não editar nenhuma delas. Então prepare-se para curtir e dançar.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção musical e apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE