Rádio Câmara

Trilha da Meia-Noite

Amy Winehouse; Ed Motta; e Robson Jorge e Lincoln Olivetti

20/05/2018 -

  • Amy Winehouse; Ed Motta; e Robson Jorge e Lincoln Olivetti (bloco 1)

  • Amy Winehouse; Ed Motta; e Robson Jorge e Lincoln Olivetti (bloco 2)

  • Amy Winehouse; Ed Motta; e Robson Jorge e Lincoln Olivetti (bloco 3)

Neste fim de semana, nossa viagem pelo universo dos sons tem dois blocos dedicados à mistura de jazz contemporâneo e soul music, enquanto o último bloco homenageia o autêntico funk brasileiro, através de dois nomes não tão conhecidos do grande público, mas que deram uma contribuição preciosa para a nossa música. Venha com a gente percorrer mais uma Trilha da Meia-Noite!

Na primeira estação da Trilha, Amy Winehouse mostra suas influências jazzísticas no seu álbum de estreia. “Frank”, lançado em 2003 no Reino Unido e somente quatro anos depois do outro lado do Atlântico, traz uma performance vocal muito além do que normalmente se esperaria de uma jovem de 19 anos. Isso fica evidente na faixa “Moody’s Mood For Love”, uma canção escrita para ser instrumental e que só veio a ganhar letra muito tempo depois. A música tem uma melodia complicadíssima e que poucos se atreveram a gravar. A saudosa Amy topou o desafio e se deu muito bem!

Na segunda estação, Ed Motta volta ao jazz depois de dois álbuns de sonoridade pop. Dwitza, lançado em 2001, veio logo depois de “Manual Prático para Festas, Bailes e Afins Vol. 1”, de 1997, e “As Segundas Intenções do Manual Prático”, de 2000. As influências do disco vão desde a Bossa Nova até os ritmos latinos. A maioria das músicas não tem letra, mas contam com a presença de Ed Motta fazendo com a voz as melodias, junto com outros instrumentos de solo.

Na nossa terceira estação, Robson Jorge e Lincoln Olivetti, um, cantor e o outro, arranjador, mostram um trabalho de arranjo, instrumentação e vocalização impecáveis, num álbum que se tornou referência quando se fala em funk/soul music no Brasil. No mesmo estilo do que Ed Motta viria a fazer anos mais tarde, Robson Jorge canta as melodias sem letra, compondo com o naipe de metais ou com os sintetizadores analógicos de Lincoln Olivetti. O resultado é um álbum que foi utilizado como trilha sonora em novelas, comerciais de TV e rádio e na abertura de programas. Destaque para a famosa “Aleluia”, que chegou a ser tema de programas religiosos no rádio, e “Baila Comigo”, que destronou a versão original de Rita Lee e foi adotada como tema de abertura da novela homônima, de 1982.

Para enviar críticas e sugestões para o programa, mande um e-mail para: radio@camara.leg.br, ou use o nosso WhatsApp: (61) 99978-9080.

Seleção musical e apresentação - Edson Junior

Programa traz raridades de nomes consagrados e artistas inovadores, remixes, trilhas sonoras e música eletrônica.

Domingo e sábado, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE