Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

18/04/2017 20h45

Biodiversidade parte IV - Terras Indígenas

Neste Salão Verde você vai conhecer a contribuição dos povos indígenas do Brasil para um ambiente preservado e abundante de seres vivos

A Biodiversidade se expressa de duas formas: a diversidade genética, que é a variação dentro de uma mesma espécie, e possibilitou a adaptação da vida nos mais diferentes pontos do planeta; e a diversidade biológica, ou seja, as diferentes formas de vida. É isso mesmo. O que sabemos hoje sobre o patrimônio genético que a natureza nos oferece é resultado dos saberes das comunidades indígenas que vem aprimorando o uso dessas espécies há centenas, às vezes milhares de anos.

Em termos de espécie, nós somos a mesma que os indígenas: o Homo sapiens. Mas a cultura ocidental tem uma relação com a natureza bem diferente das culturas indígenas. Neste Salão verde sobre Terras Indígenas, você vai conhecer a contribuição dos povos indígenas do Brasil para um ambiente preservado e abundante de seres vivos.

Esta edição do Salão Verde traz entrevistas com a biológa Nurit Bensusan, Instituto Socioambiental; Cleber Buzatto, Conselho Indigenista Missionário; Lideranças Indígenas: Sônia Guajajara (Apib) e Francinara Baré (Coiab); Antonio Costa, presidente da Fundação Nacional do Índio; deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Nilson Leitão (PSDB-MT).

Para participar do Salão Verde você pode ligar para o Disque-Câmara, 0800 619 619, ou entrar em contato pelo e-mail radio@camara.leg.br.

Apresentação - Cynthia Sims e José Carlos Oliveira