Rádio Câmara

Reportagem Especial

Situação dos índios no Brasil: qualidade de vida e ocupação de terras

20/02/2013 - 00h01

  • Situação dos índios no Brasil: qualidade de vida e ocupação de terras (bloco 1)

  • Situação dos índios no Brasil: demarcação e propostas em debate no Congresso (bloco 2)

  • Situação dos índios no Brasil: mineração em terras indígenas (bloco 3)

  • Situação dos índios no Brasil: indicadores sociais e acesso a serviços públicos (bloco 4)

A ameaça de suicídio coletivo de índios kaiowá, no Mato Grosso do Sul, ganhou as páginas de jornais do mundo recentemente. O conflito com fazendeiros trouxe à tona os problemas de demarcação, violência e mineração em terras indígenas. Esses são os temas da reportagem especial desta semana. Os repórteres Carolina Pompeu e Marcello Larcher traçam um panorama da situação dos índios no Brasil.

MÚSICA

Os índios são 897 mil brasileiros, com 305 grupos étnicos que falam 274 línguas. Nas últimas duas décadas, sua história tem estado muito ligada ao Congresso. Foi a partir da Constituição de 1988 que as terras dos índios começaram a ser reconhecidas. Foi o trabalho de deputados e senadores, junto com a pressão da sociedade, de índios e não índios, que mudou uma história de séculos de incerteza.

A índia Goitey explica como foi o conflito na sua região, dos Kaigang do Rio Grande do Sul [sonora].

Atualmente, a Câmara dos Deputados pode avançar em projetos importantes que definem o futuro das terras indígenas e de conflitos espalhados pelo Brasil. Mineração, demarcação, grandes empreendimentos em terras indígenas... como hidrelétricas e estradas, tudo pode ser discutido pelo Congresso neste semestre.

Por um lado, os índios esperam a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas, que está parado na Câmara, pronto para ser votado, desde 1991. Por outro, deputados querem acabar com os conflitos em terras indígenas passando a responsabilidade pela demarcação de terras para o Congresso, o que é criticado porque a Constituição manda demarcar com critérios técnicos, sem qualquer decisão política a ser tomada.

MÚSICA

A maior expressão desta disputa foi a decisão sobre Raposa Serra do Sol, uma terra indígena no norte de Roraima onde vivem 20 mil índios, a maioria deles macuxi, mas também ingaricó, patamona, taurepangue e uapixana. O Supremo Tribunal Federal decidiu que os índios tinham direito à terra, e que posseiros e agricultores instalados na região deveriam ser retirados.

Agora, a Advocacia-Geral da União decidiu fazer valer as mesmas regras que o Supremo sugeriu para a demarcação de Raposa Serra do Sol para todas as futuras demarcações, para a entrada de militares, e para a exploração de atividades econômicas em terras indígenas. Para o secretario-executivo do Conselho Indigenista Missionário, Cleber Bozato, a decisão do Executivo deu um passo que o próprio Supremo não previu, ao espalhar as regras para todas as áreas indígenas [sonora].

O Congresso precisa definir essas disputas, que podem ser questionadas na Justiça e levar a mais conflitos. Para o deputado Giovanni Queiroz, do PDT do Pará, membro da Frente Parlamentar de Defesa da Agricultura, a AGU acertou ao normatizar a regra decidida pelo Supremo [sonora].

O problema é que até os anos 70 a ideia do governo era integrar os índios à sociedade. Da década de 80 em diante a ideia mudou, mas várias terras indígenas já haviam sido demarcadas com áreas pequenas, praticamente só as aldeias, o que coloca os índios como agricultores de uma dura subsistência, empregados de fazendas vizinhas, ou pior, indigentes na periferia de grandes cidades.

Na Amazônia, a questão está bem mais resolvida, lá ainda há índios vivendo de forma tradicional, e que escolheram não fazer contato com o resto dos brasileiros: 25 mil yanomâmi vivem em Roraima, muitos de uma forma bem semelhante ao que viviam quando os europeus chegaram à América. No Sul, principalmente no Mato Grosso, vivem também quase 25 mil kayowá, 8 mil deles em acampamentos e sem nenhuma terra.

Para Ana Paula Sotomaior, do Instituto Socioambiental, ONG que defende os direitos indígenas, as áreas ainda a serem demarcadas são as mais difíceis [sonora].

Os índios já tiveram um representante na Câmara, o famoso deputado Mário Juruna, que andava com um gravador para poder cobrar o que os políticos brancos prometiam para os índios, mas não cumpriam.

Por muitos anos, os índios não conseguiram se organizar da mesma forma. Para o deputado Padre Ton, do PT de Rondônia, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, isso pode mudar [sonora].

No Congresso, há um jogo de forças. De um lado, há deputados que defendem os direitos dos índios, e de outro, deputados - principalmente das regiões onde estão as maiores terras indígenas - que defendem uma revisão do tamanho das áreas e maior facilidade para a exploração econômica. O debate deve ser acirrado em torno de várias propostas que podem ser votadas esse ano.

MÚSICA

De Brasília, Marcello Larcher

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE