17/01/2019 19:32 - Transportes
17/01/2019 19:32 - Transportes
Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que a internet seja incluída entre as modalidades de mídia obrigadas a veicular mensagens educativas de trânsito (PL 6665/09).
Atualmente, essas mensagens são transmitidas com anúncios de produtos da indústria automobilística em peças publicitárias produzidas para emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas e outdoors (Lei 12.006/09).
A proposta foi apresentada pela Comissão de Legislação Participativa, elaborada a partir de sugestão da Associação Paulista do Ministério Público. O objetivo é potencializar as campanhas educativas de trânsito oficiais, uma vez que a publicidade na internet tem o poder de atingir cada vez mais pessoas.
A deputada Christiane de Souza Yared, do PR do Paraná, considera que a proposta é fundamental para envolver a população em geral nas campanhas de educação para o trânsito. Segundo a parlamentar, pequenos lembretes podem ajudar a salvar vidas.
"O que nós precisamos na realidade, no país, é um maior número de pessoas que sejam envolvidas na difusão dessas mensagens. O que ocorre é que as pessoas não participam, muitas vezes, porque não têm conhecimento. Então esse projeto que leva educação no trânsito para dentro da casa das pessoas, no celular, no tablet, no computador, isso nos ajuda muito. A importância é fazer com que as pessoas tenham conhecimento. Conhecimento traz pertencimento e, automaticamente, mudança de comportamento".
Segundo Christiane Yared, o Brasil é o quinto país do mundo onde mais se morre no trânsito; e dados da CNT, Confederação Nacional dos Transportes, apontam que mais de dois milhões e meio de pessoas ficaram permanentemente inválidas em razão de acidentes registrados no Brasil entre 2008 e 2015.
A proposta já foi aprovada em todas as comissões pelas quais tramitou e aguarda agora a apreciação do Plenário.
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