08/01/2019 15h09

PR anuncia apoio à reeleição de Rodrigo Maia na Presidência da Câmara

Líder do Partido da República, o deputado José Rocha disse que Maia é o mais preparado para o cargo e lembrou que o PR já o apoiou no segundo turno da última eleição para presidente da Câmara

O Partido da República (PR) anunciou nesta terça-feira (08) a decisão de apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Líder do PR, o deputado baiano José Rocha disse que Maia é o mais preparado para o cargo e lembrou que o Partido da República já o apoiou no segundo turno da última eleição para Presidente da Câmara.

Rocha ainda ponderou o lançamento da candidatura avulsa do deputado Capitão Augusto, do PR de São Paulo, e disse que essa candidatura não compromete a posição majoritária do partido.

"É um desejo manifesto dele próprio. A candidatura avulsa é permitida pelo Regimento Interno, mas vamos envidar esforços para convencê-lo [a desistir]. Temos nosso partido 100% aí apoiando a candidatura do Rodrigo Maia, que é o nosso desejo e que sempre foi a nossa caminhada, no sentido de construir essa vitória, entendendo ele ser a pessoa que tem todas as condições, todos os pré-requisitos, e que tem demonstrado isso durante a sua gestão aqui na frente da Câmara, para fazer uma boa representação do nosso poder".

Segundo o líder do PR, o apoio a Maia não está condicionado à garantia de que o partido continuará a ocupar a 1ª Secretaria da Casa - órgão responsável pela gestão administrativa da Câmara dos Deputados.

Rocha destacou, entretanto, que o atual 1º Secretário, deputado Giacobo (PR-PR), terá o apoio do partido para a reeleição.

Reportagem - Murilo Souza