30/11/2018 17:37 - Transportes
30/11/2018 17:37 - Transportes
Representantes da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) devem se reunir para avaliar a reativação da ferrovia Santos-Cajati, que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira, em São Paulo. O encontro foi acertado durante audiência pública nesta quinta-feira, dia 29, e ainda não tem data para acontecer.
Construída entre 1913 e 1915, a ferrovia está abandonada desde 1993, logo após a concessão da malha paulista para a iniciativa privada. A atual concessionária, Rumo Logística, quer devolver a Santos-Cajati ao poder público, pagando indenização prevista em contrato. A medida depende de processo em análise na ANTT e no Tribunal de Contas da União, o TCU.
Os deputados Samuel Moreira e João Paulo Papa, ambos do PSDB paulista, defenderam a modernização e a reativação da ferrovia. O Ministério Público da União já move ação civil pública com esse objetivo. Durante o debate na Câmara, foram analisadas outras sugestões, como aproveitamento de trechos da ferrovia para transporte de passageiros e para passeios turísticos.
O deputado Samuel Moreira, que propôs o debate, comentou a situação. "Para nós é interessante que se resolva isso, porque se eles não quiseram operar, eles devolvem e vem alguém para operar. Vai aparecer alguém interessado para operar dependendo da forma que for se dar, inclusive, esse investimento. Nós estamos de acordo e vamos tomar providências para isso, junto ao TCU, junto ao Ministério Público, junto à ANTT."
Para os debatedores, a reativação da ferrovia Santos-Cajati exige estudos e planejamento, devido ao impacto sobre áreas de preservação ambiental e sobre o patrimônio histórico. Em Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil, um trecho da ferrovia passa embaixo do acesso ao Convento Nossa Senhora da Conceição, uma construção com mais de 300 anos.
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