Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

09/11/2018 21h11

Deputados eleitos para primeiro mandato já circulam pela Câmara

Neste ano, uma credencial específica permite o livre trânsito dos deputados na Casa

Muitos deputados que vão assumir o primeiro mandato a partir do ano que vem já circulam pela Câmara. Eles aproveitam esses meses antes da posse para tirar dúvidas sobre o Regimento Interno da Câmara e, claro, conhecer melhor a Casa.

Neste ano, há uma novidade. Trata-se de um crachá que os identifica como deputados eleitos, conforme explica a Chefe do Núcleo de Atendimento a Parlamentares, Simone Sarkis.

"Foi percebido uma dificuldade que a Casa vinha enfrentando em função no número alto de visitas nesse período, que os novos deputados, como não fazem uso de bottom de identificação, terem dificuldade de trânsito interno na Casa, e a partir dessa demanda, foi tratado a possibilidade de uma credencial específica para que eles pudessem circular com mais tranquilidade."

Além do crachá, os deputados eleitos têm acesso ao Portal da Posse, onde podem fazer eletronicamente o cadastro parlamentar e ter acesso a informações sobre distribuição de gabinetes e auxílio-moradia. Outra ação é disponibilizar um banco de currículos e auxiliar os deputados que estão em busca de assessores.

Para 2019, foram eleitos 243 deputados para primeiro mandato e 19 deputados que retornam de outras legislaturas. Além deles, 251 deputados foram reeleitos.

Reportagem - Giovanna Maria