06/08/2018 20:39 - Educação
Radioagência
Em audiência na Câmara, MEC apresenta projetos que integram ensinos teórico e prático
Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados para debater a contribuição das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional, o Ministério da Educação apresentou alguns projetos feitos em estados do país que buscam a integração do ensino teórico com a prática fora da sala de aula.
Segundo o deputado Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, que sugeriu a audiência, a principal preocupação é com os jovens brasileiros. De acordo com ele, a juventude está sem perspectiva.
"Nós temos que pegar essa juventude, seja ensino médio ou ensino superior, e colocá-los na prática, e, preferencialmente, incentivar as empresas também na contratação dos jovens. Os caras preferem evidentemente contratar um desempregado com nível superior e com experiência do que um jovem que está saindo para o estágio ou até mesmo para o jovem aprendiz"
O secretário de educação superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, afirmou que a contribuição social que as instituições de ensino superior precisam oferecer é uma questão central no debate da educação. A partir disso, ele contou a experiência de dois projetos que visam a integração do ensino superior com as demandas da sociedade.
No Rio Grande do Sul, uma cooperação entre o MEC e o governo do estado resultou em um projeto no qual estudantes de engenharia elétrica, supervisionados e orientados pelos professores das universidades gaúchas, desenvolvem projetos de reforma de instalações elétricas em escolas públicas do estado, conforme explica Paulo Barone.
"Cada instituição, no seu entorno, dará a contribuição de ter os seus docentes da engenharia elétrica devidamente qualificados como supervisores do trabalho, e os seus estudantes exercitando as suas habilidades profissionais para o futuro, desenvolvendo projetos elétricos com aplicação social imediata".
Já em Minas Gerais, as universidades atuam na qualificação de atividades profissionais voltadas ao artesanato, como a reativação de um sistema de microfabricação de alimentos, baseado na agricultura familiar, e a produção de mel artesanal no norte do estado, além da estruturação da cadeia de produção do artesanato e de móveis rústicos em Ouro Preto e São João del Rei.
"São todos projetos de muito pequeno porte, mas para os quais o conhecimento e a competência concentrados nas universidades darão um aporte fundamental. Primeiro para estruturar a cadeia de negócios que será reconhecida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e gerará uma série de programas sucessores, como por exemplo o financiamento da microprodução, canais de escoamento da microprodução e uma série de outros fatores importantes que vão adensar o trabalho do pessoal que está envolvido nessas pequenas atividades"
Barone destacou ainda que existe um projeto piloto em desenvolvimento junto com o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, chamado Centros de Desenvolvimento Regional, que pretende articular o trabalho das instituições de ensino superior com as demandas da sociedade.
Três pilotos já foram lançados em diferentes regiões do país, no extremo sul do Brasil, no interior do Nordeste e no sudoeste do estado de São Paulo.