25/06/2018 13:23 - Educação
25/06/2018 13:23 - Educação
A formação dos estudantes nos cursos de engenharia e arquitetura no Brasil será o foco de um debate da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26). A ideia é analisar como as diretrizes curriculares desses cursos de graduação podem ser repensadas para que abordagens teóricas e práticas estejam em sintonia com as necessidades das cidades, especialmente das comunidades locais.
Autor do pedido para a realização do debate, o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) destaca que as graduações em engenharia e arquitetura preveem em torno de mil horas em atividades complementares, práticas supervisionadas, estágio e trabalho de conclusão de curso. Na avaliação do parlamentar, esses componentes curriculares poderiam ser desenvolvidos em ações mais próximas da comunidade, em contato com empresas e serviço público:
"A discussão é exatamente neste sentido. Como compatibilizar no mercado e no serviço público a maior possibilidade de esses estudantes saírem da universidade com experiência prática."
O deputado lembra que a reunião sobre os cursos voltados à área de infraestrutura urbana complementa outras audiências já realizadas pela Comissão de Educação, como a que debateu a legislação sobre jovens aprendizes.
Para o debate desta terça, foram convidados representantes do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos federais de Engenharia e de Arquitetura e de entidades privadas de educação superior.
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