08/06/2018 18:17 - Política
08/06/2018 18:17 - Política
A aproximação entre parlamento e sociedade por meio dos canais legislativos e o uso de mídias sociais pelos órgãos de governo foram os destaques no painel internacional do Seminário que marcou os 20 anos da TV Câmara.
O diretor do canal legislativo da BBC, empresa pública de comunicação do Reino Unido, Peter Knowles, contou que, no parlamento britânico, uma mudança que possibilitou a aproximação mais efetiva entre as pessoas e o Congresso foi o uso de linguagem mais simples pelos políticos. E, ainda assim, quando existe um conceito técnico, o canal exibe as explicações em texto na tela. Peter Knowles explicou que, editorialmente, o canal legislativo funciona como qualquer outra produção da BBC, e deixou claro que trabalha para a empresa e não para os parlamentares.
A ex-diretora do canal do Congresso do México, Blanca Ibarra, esteve presente no debate e ressaltou que o trabalho dos canais legislativos é devolver para a sociedade a informação que pertence a ela. Disse ainda que o uso de mídias sociais e aplicativos são uma forma importante para tratar de assuntos de interesse público e uma maneira efetiva de abranger o público jovem.
A experiência brasileira também foi discutida. O gerente-executivo da TV e Rádio Assembleia do Rio Grande do Norte, Gerson de Castro, afirmou que o Brasil está em um caminho positivo em relação à transparência dos atos dos seus gestores públicos.
"O legislativo era muito mais fechado, o poder público era fechado, então se hoje as mazelas são muito mais divulgadas, deve-se também ao avanço da democracia, e esse conhecimento, essa luz sobre o poder legislativo, deve-se em grande parte ao trabalho das emissoras legislativas".
O diretor da TV Senado, Érico Silveira, afirmou que comunicar o processo legislativo é dever dos canais públicos e chamou a atenção para a página do Senado no Facebook, que conta com mais de 3 milhões de curtidas e que isso só é possível com o empenho específico para as redes sociais.
"O crescimento de 3 milhões é atender mídias sociais com especialidade do olhar que ela merece, com um grupo de pessoas, com estudo, acompanhamento, e é muito trabalho de formatação específico, senão não dá"
O evento ocorreu na ocasião dos 20 anos da TV Câmara e foi promovido pela Secretaria de Comunicação e pelo Cefor, Centro de Formação da Casa.
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