Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

16/04/2018 16h39

Câmara vai realizar seminário sobre atuação de universidades no desenvolvimento regional

Na quarta-feira (18) o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara realiza um seminário sobre as instituições de ensino superior e o desenvolvimento regional.

O objetivo do seminário vai ser discutir estratégias para a criação de Centros de Desenvolvimento Regional a partir das instituições de ensino superior.

O deputado Vitor Lippi, do PSDB de São Paulo, foi relator da publicação "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios". O estudo propõe uma Política Nacional para o tema, com as instituições de ensino superior como protagonistas.

Vitor Lippi explicou que o objetivo é juntar o conhecimento produzido dentro das universidades com as necessidades da comunidade onde ela está inserida.

"Se a gente conseguir aplicar o conhecimento para ajudar o produtor local, para ajudar a agricultura familiar nós vamos fortalecer a economia de uma forma sustentável que valorize a inclusão social, o meio ambiente e que possa fortalecer a economia porque a economia forte é que gera mais empregos, gera mais oportunidades."

Já foram instalados três Centros de Desenvolvimento Regional: em Campina Grande na Paraíba, Campanha no Rio Grande do Sul e no sudoeste paulista.

Durante o Seminário os participantes poderão ouvir a experiência que está sendo realizada no Rio Grande do Sul.

O secretário de educação superior do MEC, Paulo Baroni, destacou que uma maior integração entre as instituições federais e as localidades onde elas estão inseridas vai trazer desenvolvimento para as diversas regiões brasileiras sem que precise ser feito um investimento muito alto de recursos.

"Do resultado dessa conexão entre as partes é que resultará uma agenda de desenvolvimento que poderá ser desenvolvida com os aportes de conhecimento que está concentrada nessas instituições e que poderá ser colocada a serviço dessas regiões."

O seminário vai contar com a presença de representantes das instituições de ensino superior, do Ministério da Educação, do Ministério de Ciência e Tecnologia e de parlamentares.

O evento vai ser realizado das 9h às 18h no Auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Karla Alessandra