Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

07/12/2017 17h09

Novos aplicativos mostram gastos dos deputados e chances de projeto de lei ser aprovado

Aplicativos venceram concurso promovido pela Câmara e podem ser baixados gratuitamente pela Apple Store e o Google Play

A partir de hoje você pode fazer perguntas sobre a Câmara para o seu celular. Três novos aplicativos mostram desde os gastos dos deputados até as chances de um projeto de lei ser aprovado. Eles venceram um concurso promovido pela própria Câmara.

Um dos vencedores, Fabrício Dantas, de Goiás, ficou sabendo do desafio de aplicativos da Câmara por amigos que trabalham na área de informática. Ele e o colega Bruno Monteiro tiraram o primeiro lugar com o EDO, que mostra gastos e outras informações sobre os deputados.

"O projeto está focado nessa premissa de estamos de olho, né. Estamos de olho nas posições, nas decisões que estão sendo tomadas aqui dentro da Câmara."

O segundo lugar ficou com Saulo Guerra, de Brasília. Ele assistiu a uma palestra da Câmara na Campus Party e montou uma equipe para participar do desafio.

"Surgiu a ideia de usar machine learning pra calcular a chance que uma proposição tem de ser aprovada ou não. (...) Ao clicar, ele mostra os detalhes daquela proposição, está mostrando a chance e alguns outros parâmetros, quantas vezes já tramitou, quem propôs, a ementa e tudo mais. Mas o principal mesmo é a chance, né, a probabilidade de aprovação dela."

Izon Thomaz Mielke também trabalha em tecnologia e ganhou o prêmio do 3º lugar junto com o colega Aleksandre Almeida, do Espírito Santo.

"A gente já estava trabalhando em outros projetos com chats de suporte e a gente pensou: por que não fazer o mesmo pro aplicativo da Câmara? Informando um chatzinho onde o cidadão consegue obter dados da transparência perguntando pro aplicativo, sem complicadores de ter de acessar, então ele pode perguntar diretamente."

Para Rômulo Mesquita, do Centro de Informática da Câmara dos Deputados, os aplicativos usam uma linguagem mais acessível, longe dos jargões.

"Com esse desafio, ele está trazendo pra gente o conhecimento do que a população quer ver, como quer ver, e não da forma que a gente com nossos jargões e temos entregado à população."

Os aplicativos premiados podem ser baixados gratuitamente pela Apple Store e o Google Play.

Reportagem - Cláudia Lemos