Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

11/10/2017 16h08

Câmara promove exposição em homenagem aos dias do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Além de painéis sobre a atuação da FAB, mostra traz maquetes de aeronaves como o Gripen NG, novo caça da Força Aérea, e o KC-390, maior avião militar produzido no Brasil

Réplicas em tamanho real do 14-Bis e do Demoiselle, os lendários aviões construídos por Alberto Santos Dumont, podem ser vistas no Congresso Nacional até o fim do mês. A exposição "Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont à Dimensão 22" é uma homenagem do Congresso aos dias do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro.

Promovida pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara em parceria com a FAB, a mostra traz também maquetes de aeronaves como o Gripen NG, novo caça da Força Aérea, e o KC-390, maior avião militar produzido no Brasil.

O visitante pode conferir, ainda, painéis sobre a atuação da FAB em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados – correspondentes à soma do território brasileiro (8,5 milhões), da zona econômica exclusiva no litoral (3,5 milhões) e da área marítima envolvida em acordos internacionais (9,9 milhões).

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, explica que o papel da FAB vai além da defesa do espaço aéreo.

"A Força Aérea tem uma responsabilidade da defesa da soberania do espaço aéreo, uma responsabilidade também nessa parte tecnológica, como nós temos dentro da Embraer, como é o caso do Gripen, que está aqui, o KC-390, que são projetos da Força Aérea. E também nessa parte de controle do espaço aéreo e integração do território."

Na avaliação da presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), a exposição é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a história da aviação brasileira e compreender melhor a complexidade do monitoramento do espaço aéreo.

"A nossa intenção é que toda população tenha acesso à história da aviação brasileira. Aqui estamos expondo materiais pessoas do Santos Dumont, aviões, projetos estratégicos."

A exposição "Força Aérea Brasileira: de Santos Dumont à Dimensão 22" está aberta ao público até 29 de outubro, no Salão Negro do Congresso, de quinta à segunda-feira, da 9h às 17h30.

Reportagem - Ana Raquel Macedo