Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

20/09/2017 17h39

Microempresas pedem redução de burocracia

Burocracia enfrentada pelos empreendedores foi debatida em audiência pública

A burocracia enfrentada pelos empreendedores brasileiros foi debatida, na última terça-feira (19), em audiência pública da comissão especial que analisa projeto que limita a aplicação da substituição tributária nas operações de micro e pequenas empresas (PLP 341/17).

O diretor-geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra, destacou as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor.

"O empreendedor mais tem dificuldade é em operar num ambiente de muita mudança e de baixa visão de um processo único. Então, o empreendedor tem que se adaptar aos processos públicos e não ao contrário e isso que faz, na pior das consequências, que as empresas cresçam menos."

O coordenador de pesquisas do Sebrae, Marco Aurélio Bedê, também citou os problemas enfrentados pelo pequeno negócio.

"As principais dificuldades que os pequenos negócios costumam estar associados à questão da burocracia e ao peso do Estado na vida das empresas. Tudo que a Câmara puder fazer para reduzir a burocracia dos pequenos negócios e o peso do Estado sob os pequenos negócios, isso irá gerar mais emprego e mais renda".

O relator da comissão, deputado Otávio Leite, do PSDB fluminense, ressaltou a importância da inovação no empreendedorismo.

"Todos compreendem como uma necessidade. Há uma economia digital. Há um mundo novo na esfera econômica que tem relação com inovação permanente, com o desenvolvimento de métodos de aplicativos e de procedimentos que podem facilitar a vida das empresas e das pessoas"

Sob o aspecto social, o projeto é bom, na opinião do presidente da comissão especial, deputado Carlos Melles, do Democratas mineiro.

"Pela participação de todos, é o melhor projeto que tem na Casa sobre o aspecto social, como gerador de empregos e gerador de renda"

A comissão especial que analisa o projeto que limita a substituição tributária de pequenas e micros empresas deverá realizar mais uma audiência pública. Somente após essa fase é que o relator da proposta, deputado Otavio Leite, irá apresentar seu parecer.

Reportagem - Alex Akira