Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

24/04/2017 16h42

Aprovado projeto que cria Semana Nacional do Uso Consciente da Água

Pela proposta, a semana será comemorada todos os anos a partir de 22 de março, Dia Mundial da Água

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a Semana Nacional do Uso Consciente da Água (PL 322/15). Pela proposta, a semana será comemorada todos os anos a partir de 22 de março, Dia Mundial da Água.

Nesse período, o poder público deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre o consumo racional da água. Atividades sobre o uso consciente da água também deverão integrar o calendário escolar anual das escolas públicas e privadas, desde a educação infantil até o ensino médio.

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), acredita que a criação de uma semana nacional do uso consciene da água vai estimular políticas públicas nessa área.

"Portanto, essa semana do uso consciente obrigará que a União com todas as repercussões na educação pública, nas escolas, possa desencadear campanhas, possa usar de todo instrumental para garantir que esse bem tão importante para o nosso país e para o futuro da sustentabilidade em nosso país possa ter os incrementos necessários para se criar uma consciência da importância da água para o futuro de todos os brasileiros e brasileiras"

Nurit Bensusan, ambientalista e coordenadora do Instituto Sócio-Ambiental, lamentou a ausência de mudanças significativas no uso da água mesmo com as recentes crises hídricas pelas quais o país passa. Ela avalia que campanhas educativas podem ajudar a população a fazer escolhas sustentáveis e pressionar o poder público.

"As pessoas pensam que a redução do uso doméstico de água vai resolver a questão hídrica, não vai resolver. O maior uso de água do planeta é da agricultura. A agricultura consome 70% da água do planeta. Então, para uma semana de uso consciente da água, de consumo consciente da água, a gente precisa dar informação para todas as pessoas para que eles façam pressão para que haja controle sobre desmatamento, sobre uso dos recursos naturais, sobre poluição, sobre o licenciamento ambiental, sobre uma série de questões que tem tudo a ver com a água, mas que muitas vezes a gente falha em fazer essa conexão imediata"

O projeto que cria a Semana Nacional do Uso Consciente da Água segue agora para análise do Senado.

Reportagem - Geórgia Moraes



Comentários

Maria Beatriz Viana | 06/05/2017 00h22
É muito importante falar a respeito do uso da água, pois afinal utilizamos atividades diárias essenciais, mas ainda com grande desperdício. Entretanto é necessário que seja explicado como a água é usada e distribuída em nível nacional. A agricultura demanda muita água, as indústrias também. E além disso, muito se perde no caminho da distribuição devido aos problemas nas estruturas. O assunto é pertinente e muito amplo, cujos debates permeiam várias áreas do conhecimento e não deve ser tratado com superficialidade, pois somente assim criará uma consciência de toda a dimensão que a água abrange.
gustavo mangia | 29/04/2017 21h35
Infelizmente é um bom projeto como outros, porem pode não trazer resultados eficazes. Já que alunos não são os consumidores ofensores da água.Como bem lembrado pela Nurit Bensusan,o maior ofensor nesse consumo nada consciente da água é a agricultura Educação ambiental é sim fundamental em todas fases da vida, porém o que falta é uma politica publica para punir quem faz mau uso desse recurso fundamental a vida. O Rio Doce agoniza desde o acidente vidas se foram fauna e flora da região também e o que tem sido feito? falta ainda incentivar preservação de nascentes para diminuir a crise hidrica
Agatha Carreiro | 25/04/2017 22h45
Muito gratificante saber que um projeto de tamanha significância não só ambiental, mas também econômica foi aprovado. As propostas do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE)são excelentes e demonstram ser muito eficientes, além de abranger um publico diversificado que é o mais importante visto que o uso consciente da água é um dever de todos. Bem exposto pelo deputado, é necessário informar as pessoas para que elas façam pressão para que haja controle sobre uma série de questões que tem tudo a ver com a água, mas que muitas vezes não conectamos imediatamente à questão hídrica. Parabéns pelo projeto.