Rádio Câmara

Eleições 2014

Bancada evangélica terá 74 deputados em 2015

17/10/2014 - 17h53

  • Bancada evangélica terá 74 deputados em 2015

Dados divulgados pelo DIAP, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, logo após o primeiro turno das eleições mostram que a bancada evangélica será representada na nova composição da Câmara por 74 deputados. Deste total, 35 são novos e 39 foram reeleitos. O DIAP levou em conta o número de deputados que ocupam cargos na estrutura de instituições religiosas, como ministros, pastores, missionários, bispos e sacerdotes.

O deputado Pastor Eurico, do PSB de Pernambuco, afirmou que a bancada não deve apresentar nenhuma nova bandeira de defesa, mas manter aquelas que já estão sendo trabalhadas nos últimos anos.

"Existe a manutenção das propostas que sempre defendemos: a questão da vida, a questão da família, a questão da moral e dos bons costumes, isso é o que nós defendemos sempre."

O deputado João Campos, do PMDB de Goiás, afirmou que o número de deputados evangélicos chega a 79, mas existem mais dez que são suplentes e devem assumir o mandato em 2016. Ele destacou a aprovação do Estatuto da Família - projeto que causou polêmica com o movimento LGBT por definir família como um núcleo formado por um homem e uma mulher - como uma das prioridades da bancada.

"É um projeto que foi apresentado durante essa legislatura que vem sendo objeto de debate inclusive nas redes sociais. Nas enquetes realizadas pela Câmara dos Deputados foi um dos que alcançou maior participação da sociedade e é uma das prioridades nossas."

João Campos disse ainda que o Estatuto do Nascituro também continua na pauta da bancada evangélica.

Nascituro é o bebê que se encontra ainda em fase de gestação. Segundo o estatuto, para esse ser humano concebido, mas ainda não nascido, será assegurado o direito à vida, à saúde e a políticas públicas que garantam o seu desenvolvimento.

Notícias sobre as votações em todo o país