Rádio Câmara

Ponto de Vista

Sistema energético brasileiro: matrizes energéticas

26/08/2014 - 19h05

  • Sistema energético brasileiro: matrizes energéticas (bloco 1)

Em 2014 os consumidores definitivamente acordaram do sonho de sermos um país autossuficiente em energia limpa.

Treze anos depois do racionamento, o Brasil passou os primeiros meses do ano com as caras usinas termoelétricas em plena atividade. Estas mesmas usinas que foram instaladas como segurança técnica e agora fazem parte permanente e necessária da produção de energia que abastece o país.

O governo diz que não há risco de racionamento. Mas há alguns anos têm-se tornado comuns os apagões. Por horas, estados e até regiões inteiras têm ficado às escuras.

Desculpas vagas deixam a desconfiança de que não temos um sistema tão seguro quanto pensávamos.

O que está acontecendo com o sistema elétrico brasileiro? Nós fizemos tudo que deveria ser feito para não sofrer tantos sobressaltos?

A resposta do governo tem sido a construção de grandes projetos hidrelétricos, erguidos em meio a protestos de populações tradicionais, ambientalistas e até especialistas do setor.

Também vem do governo a proposta de retomarmos o projeto de energia nuclear. E como andam os projetos de energia alternativa?

Para responder essas e outras perguntas, este programa recebe o professor Ildo Sauer, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, um dos responsáveis pelo projeto energético do governo Lula.

Convidado: Ildo Sauer – professor e especialista em energia

Programa que reúne os melhores pensadores sobre temas fundamentais para nossa sociedade