Rádio Câmara

Participação Popular

Futuro do táxi

26/06/2015 - 18h00

Coordenação de Divulgação/CPP
Táxi

Seu celular pode ser usado para pagar contas, navegar na internet, fazer compras e até contratar serviços. Um exemplo: com um simples toque, o aparelho indica sua localização e conecta você ao motorista particular cadastrado que esteja mais perto. Você faz a corrida e a conta vai direto para o cartão de crédito. Parece um serviço de táxi, mas oficialmente não é.

Facilidade para o usuário ou concorrência desleal? Esse serviço deve ser exclusivo dos taxistas? É seguro utilizar um serviço não fiscalizado por autoridades? Enquanto taxistas reclamam e autoridades questionam a legalidade, os aplicativos com esse formato se multiplicam e ganham força.

O Participação Popular desta semana debate os caminhos do transporte nas grandes cidades.

Os convidados do programa são o coordenador da Comissão de Direito Digital do Ministério Público do Distrito Federal, Frederico Meinberg Ceroy; e o consultor legislativo da Câmara Federal e coordenador da área de Transportes, Trânsito e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo César Neiva Borges.

O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), autor do pedido de audiência pública sobre o Uber; e o pesquisador do InternetLab Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, que desenvolveu pesquisa global sobre o Uber, participam por telefone.

A presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal, Maria do Bonfim, concede entrevista ao programa direto de um shopping localizado na área central de Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.