Rádio Câmara

Participação Popular

Mercado de trabalho para jovens

29/05/2015 - 18h00

  • Mercado de trabalho para jovens

CPP
jovens e trabalho

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 500 mil jovens estão fora do mercado de trabalho, nas seis principais metrópoles brasileiras. A taxa de desemprego nessa faixa etária passou de 12,5% para 15,7%, entre março de 2014 e 2015. O fenômeno afeta segmentos socioeconômicos distintos: de um lado, a falta de perspectiva ameaça jovens bem preparados, com elevado nível de escolarização; na outra ponta, enfrentam o mesmo problema os jovens que sofrem as consequências da baixa qualidade da formação que receberam em escolas públicas.

Além da crise econômica, a falta de experiência também pesa na disputa por uma vaga - as empresas consideram que os jovens não têm habilidade, nem bagagem profissional para competir com profissionais mais maduros. Como abrir espaço no mundo do trabalho? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados do programa são a gerente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) no Distrito Federal, Mônica Batista Vargas de Castro, e o coordenador de estágio do Instituto Federal de Brasília, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi. O relator do Estatuto da Juventude Benjamim Maranhão (SD-PB) participa do programa por telefone.

A equipe do Participação Popular registra também a opinião do público que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, na área central de Brasília.

Apresentação - Carol Siqueira

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.

MAIS CONTEÚDO SOBRE