Rádio Câmara

Participação Popular

Jovens e alcoolismo

27/03/2015 - 18h00

TV Câmara
Economia - Indústria e Comércio - VT Alcool cerveja bebida

Recentemente o Congresso aprovou um Projeto de Lei que tipifica como crime a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Mas, entre jovens de 18 e 24 anos, quase 19% deles são dependentes do álcool e 78% já experimentaram bebidas alcoólicas. O levantamento, disponível há uma década, foi o último realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas do Ministério da Justiça e põe em xeque a saúde dessa geração.

Por um lado há o marketing agressivo das indústrias de bebidas alcoólicas, que pode ser uma explicação para o aumento no consumo de bebidas e já movimenta na Câmara uma discussão pelo endurecimento das regras de publicidade. Mas seria a propaganda a causa, ou isso é consequência do alcoolismo precoce? Por que os jovens bebem tanto? Eles estão mais inseguros, mais depressivos?

O Participação Popular desta semana discute o assunto. Os convidados do programa são a psicóloga Luci Porto, que atua há 30 anos em prevenção e intervenção na área de alcoolismo e outras drogas, e a médica especialista em adolescentes Mônica Mulatinho de Almeida. O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que é médico psiquiatra, participa por telefone. A equipe do programa também ouve a opinião do público que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, no Centro de Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.

MAIS CONTEÚDO SOBRE