Rádio Câmara

Participação Popular

As pesquisas são úteis para o eleitor?

24/10/2014 - 18h00

  • As pesquisas são úteis para o eleitor?

As eleições deste ano foram marcadas por uma disputa acirrada entre os candidatos, pela morte de Eduardo Campos, pela entrada na disputa de Marina Silva na corrida presidencial e por ataques violentos entre os concorrentes.

Veio o primeiro turno, e, com ele, uma surpresa: as pesquisas eleitorais, em muitos casos, passaram longe dos resultados. Nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo e também na disputa pela Presidência da República, os números dos institutos de pesquisa divergiram bastante do resultado das urnas.

O episódio fez pensar sobre a validade das pesquisas eleitorais. Afinal, elas são úteis para o eleitor ou acabam induzindo a decisão sobre o voto? O que explica os erros nas pesquisas? O eleitor mudou o voto de última hora?

Nossos convidados são Marcus Caldas, diretor do Instituto Exata, e Jorge Oliveira, jornalista e profissional de marketing político.

E a sociedade participa espontaneamente das gravações no Farol da Barra, em Salvador, Bahia.

Você também pode participar! Mande sua pergunta pelo telefone 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br ou pelo twitter @participacaopop.

 
 

Apresentação — Paulo José Cunha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.

MAIS CONTEÚDO SOBRE