Rádio Câmara

Participação Popular

Mitos e verdades sobre a vitamina D

18/07/2014 - 20h19

  • Mitos e verdades sobre a vitamina D

Nos últimos anos, tornou-se frequente ouvir que a falta de vitamina D já é uma pandemia. O uso continuado dos protetores solares e o trabalho em ambientes fechados estariam levando grande parte da população a apresentar déficit desse componente comprovadamente necessário para o endurecimento dos ossos.

Em São Paulo, estima-se que 77% da população apresenta o problema no inverno, índice que cai para 39% no verão. Isso ocorre porque a vitamina D só é metabolizada na presença do sol. Vinte minutos por dia no horário adequado seriam suficientes para garantir níveis necessários para ossos saudáveis.

Mas, recentemente, uma corrente médica começou a defender que a vitamina D em altas concentrações teria também o poder de impedir a progressão e tratar a esclerose múltipla e outras doenças autoimunes. No início do ano, porém, a Academia Brasileira de Neurologia publicou consenso no qual afirma que não há comprovação científica dessa hipótese e que são necessários mais estudos.

Quem está com a razão? Será que a Vitamina D pode se tornar o remédio para doenças tão graves e incapacitantes como a esclerose múltipla? Ou será que essa é apenas mais uma esperança embalando médicos e pacientes?

Apresentação: Fabricio Rocha
Direção: Iroã Simões
Produção: Caio D'Archanchy

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.