Rádio Câmara

Participação Popular

Qual é o problema de ser gordinho?

11/04/2014 - 18h00

  • Qual é o problema de ser gordinho?

Arte/SECOM
gordo, peso, gordofobia, balança
 

Uma professora não pôde assumir, recentemente, o cargo que ela conquistou em concurso público na Secretaria de Educação de São Paulo porque estava com alguns quilinhos acima do que é considerado ideal. E essa não foi a primeira vez que isso aconteceu no nosso país. Novas formas de discriminação têm surgido no mercado de trabalho, indica um relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Além das dificuldades crescentes enfrentadas por pessoas mais jovens e pelos idosos, predisposições genéticas e estilo de vida – como a obesidade e o vício do cigarro — também começaram a pesar na disputa de uma vaga.

Mas, ao mesmo tempo, nos últimos anos o universo da moda passou a valorizar cada vez mais as mulheres cheinhas. Já existe inclusive um evento chamado Fashion Weekend Plus Size, pois, independentemente do peso, todas querem se vestir bem.

Você concorda com isso? Ou está havendo um exagero?

Esse é o assunto do Participação Popular desta sexta-feira, às 18 horas, ao vivo. Mande sua pergunta para 0800 619 619, para participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop. Assista ao vivo pela internet no www.camara.leg.br/tv.

Apresentação: Fabrício Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.