Rádio Câmara

Papo de Futuro

A mágica da multiplicação dos impostos em telecomunicações (interprograma)

17/07/2017 -

  • A mágica da multiplicação dos impostos em telecomunicações (interprograma)

O setor de telecomunicações é mágico! Sim, conectividade é tudo no mundo, você diria, mas não é esse o milagre que as empresas de telecomunicações fazem: o santo nos conta que, quanto mais arrecada, mais pobre o setor fica!

Sim, a conta é a seguinte: metade do que você paga para se comunicar hoje vai para o governo! Isso não parece justo, e não é mesmo! O sindicato das empresas reclama que a receita em tributos foi 6% maior neste ano, com relação ao ano passado, graças à expansão da base de celular, banda larga e TV por assinatura. Porém, os investimentos das empresas não seguem o mesmo ritmo.

Pois é, a cada R$ 10 da sua conta de telefone, no fundo, o que sai do seu bolso é R$ 14,70 mais ou menos, em razão dos tributos. É um baita balde de água fria para quem acredita que telecomunicações é um dos setores portadores de futuro.

Fica difícil convencer o governo que os tributos representam 47% da receita líquida do setor, e que a conta não para de crescer. Boa parte da grana vai para os estados e, então, a sociedade brasileira fica na escolha de Sofia, ou seja, um dilema quase insuperável: ou engordar as combalidas receitas públicas, ou investir em banda larga para o cidadão e para as pequenas empresas, sobretudo. Oh dúvida eterna!!!

Fale com a gente: papodefuturo@camara.leg.br

***Reprodução autorizada mediante citação da fonte***

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h