Rádio Câmara

Papo de Futuro

A reinvenção da escola antes da internet

20/06/2017 - 11h42

  • A reinvenção da escola antes da internet

Isso foi há 40 anos, e a escola era exatamente o que é hoje. Aulas maçantes, conteúdo demasiado, crianças doutrinadas para decorar e aprender o que é “certo”. Exceto em Portugal, na pequena cidade de Santo Tirso, onde o professor José Pacheco acreditou que era preciso mudar tudo, para melhorar. Assim, nascia a Escola da Ponte, referencial hoje no ensino em todo mundo.

A Escola da Ponte é uma instituição sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno. Sua experiência com essa escola foi inspiração para várias iniciativas transformadoras no Brasil, inclusive o Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da Escola da Ponte.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, a Consultoria Legislativa receberá um dos educadores mais reconhecidos pela inovação em métodos educacionais, que também conversou conosco. Nesta entrevista exclusiva ao programa Papo de Futuro, ele repete o bordão que ainda pode mudar o mundo: escolas não são edifício, mas sim pessoas!!! A vida é a grande escola.

Nos tempos de internet, o professor José Pacheco afirma que a rede é a ferramenta, mas que ela não mudará o mundo se a educação não mudar.

O professor José Pacheco é um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.

Em 2007, ele mudou-se para o Brasil, onde colabora diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino. Agora, está trazendo novos projetos para Brasília, e integra várias instâncias de discussão sobre o ensino, inclusive junto ao governo. Educação é uma prática, ele diz, e não uma teoria, e que é preciso aprender tudo de novo, a começar pelos professores.

Mande suas dúvidas, críticas e sugestões para papodefuturo@camara.leg.br

***Poderá haver diferenças entre o texto escrito e a coluna realizada ao vivo no programa "Câmara é Notícia", da Rádio Câmara***

Roteiro e comentários - Beth Veloso
Apresentação - Paulo Triollo

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h