Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

08/11/2016 11h38

Plenarinho elege candidatos mais jovens do Brasil (interprograma)

O sítio infantil da Câmara dos Deputados mostra que política deve ser aprendida desde criança

Quem se lembra do candidato Odorico Paraguaçu, interpretado por Paulo Gracindo, na novela O Bem Amado, que fazia a caricatura da política brasileira como algo bizarro e alheio às reais necessidades dos eleitores? Tirando a brincadeira que tanto sucesso fez no teatro e na televisão, com o vocabulário “extrapolante” e “estripitisicamente” despido de sentido, a crônica mostra que política deve ser aprendida desde criança.

Em mês de eleição, essa é a proposta do Plenarinho, o sítio infantil da Câmara dos Deputados. O Plenarinho é palco de uma eleição virtual para escolher os representantes políticos da cidade de Plenarópolis. Ali, o que se quer é engajar jovens estudantes e seus professores num processo político por inteiro, ainda que virtual.

A campanha é protagonizada por cinco candidatos, que usarão as mídias sociais e abusarão dos vídeos para defender suas ideias e pedir votos. Espalhados pelo País, os eleitores mirins só precisam clicar no site www.plenarinho.leg.br para experenciar a importância de participar, desde cedo, da construção política do Brasil.

A brincadeira é uma forma de envolver as escolas pelo País afora num projeto virtual de exercício da cidadania, com aquelas ferramentas de interatividade que só a internet tem.

Eu sou a Beth Veloso e este é o Papo de Futuro. Dialoga com a gente no: papodefuturo@camara.leg.br