Rádio Câmara

Papo de Futuro

A reinvenção do Uber, ainda melhor (interprograma)

12/09/2016 - 14h51

  • A reinvenção do Uber, ainda melhor (interprograma)

Pois é... em Miami e outras grandes cidades no mundo, o Uber não apenas está regulamentado, como já deu um passo adiante. A ideia é simples: o aplicativo vai pingando passageiros no caminho do motorista, que entram e saem como se estivessem pegando o bonde ou uma linha de metrô. A vantagem? É que você não desvia tanto do seu caminho, e ainda pode pagar apenas três dólares por uma corrida de South Miami até o aeroporto, como aconteceu com um amigo meu.

O Uber Pool economiza no seu bolso, aumenta o lucro do motorista, reduz o nível de trânsito e de carros na rua... é parabéns para o meio ambiente! A experiência tem sido um sucesso onde já foi testada. Eu mesma conheci uma cubana feliz da vida, um americano constrangido com o fenômeno Donald Trump e uma russa nem tão feliz com o frio da Caucásia e doida para se mudar para a ensolarada Miami.

Me fez lembrar muito os carros piratas que saem coletando passageiros nas paradas de ônibus em Brasília. Na verdade, apenas uma vaga lembrança, porque o Uber Pool é seguro, está regulamentado lá fora, e você não corre o risco de ser parado pela polícia.

Diz-se que até romance surge das corridas compartilhadas. Seriam elas uma espécie de rede social, Facebook de quatro rodas? É pagar para ver, e pagar bem baratinho!

Eu sou a Beth Veloso e este é o Papo de Futuro. Mande suas críticas e sugestões para papodefuturo@camara.leg.br

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h