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11/05/2016 09h40

Como reclamar se o seu telefone não pegar? (interprograma)

Os canais de reclamação da Anatel são hoje o mais eficiente meio para proteger os seus direitos, mais até do que o Procon

Um simples vídeo de alguns segundos poderia melhorar bastante a vida do consumidor de telecomunicações. E como o serviço cresce em escala vertical, uma campanha permanente na TV seria mais do que bem-vinda. Afinal, para que servem os mais de R$ 8 bilhões arrecadados a cada ano com a taxa de fiscalização do setor?

Todo cidadão tem direito a fazer uma denúncia junto à Anatel, órgão que regula a telefonia. A empresa tem 5 dias úteis para responder a esta queixa. A central telefônica ainda é o canal mais usado. O número 1331, que atende nos dias úteis, recebe uma média de mais de 500 mil ligações mensais.

Por internet, funciona o autosserviço. E em qualquer caso, é preciso primeiro reclamar na operadora; depois, anotar o número de protocolo; e, então, ligar para a Anatel.

Quando se reclama, a agência faz o ranking das piores operadoras. Em qualquer caso, é preciso conhecer o Código de Defesa do Consumidor das Telecomunicações, que pode ser encontrado na internet. É a bíblia de quem quer garantir que seus direitos serão respeitados. O código vale para telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura.

Os canais de reclamação da Anatel são hoje o mais eficiente meio para proteger os seus direitos, mais até do que o Procon.

Se a dor de cabeça for grande, aproveite e troque de operadora. Afinal, ninguém é obrigado a viver um casamento de aparências.

Eu sou a Beth Veloso e este é o Papo de Futuro. Mande suas dúvidas, sugestões, críticas e comentários para papodefuturo@camara.leg.br.