Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

18/01/2016 10h41

O não às mensagens comerciais no seu celular (interprograma)

O regulamento de defesa do consumidor de telecomunicações proíbe o envio de mensagens de telemarketing sem o consentimento expresso do cliente

Olá! Não é preciso recorrer aos números para saber que os hábitos estão mudando por causa da internet. É tudo muito mais veloz, e para dar conta de tanta pressa, a gente manda mensagem. Falar toma muito tempo e custa caro diante das altas tarifas nas chamadas fora da sua operadora móvel. Mensagem virou mania, até mesmo para as operadoras. E este é o problema.

Ofertas, promoções, chamadas para sorteios e tudo que se pode imaginar chegam por mensagem pela linha do seu celular, para o seu número, no seu aparelho, sem que você sequer tenha dado o seu consentimento. O regulamento de defesa do consumidor de telecomunicações diz que a mensagem de texto comercial só pode ser enviada diante do consentimento expresso do cliente. Ou seja, a qualquer momento, você pode interromper o telemarketing, dizendo "não" para a publicidade personalizada, independente do plano.

Todo mundo tem direito ao silêncio comercial. Como usar seu telefone, é você quem decide!

Eu sou a Beth Veloso e este é o Papo de Futuro. Mande críticas, dúvidas e sugestões para papodefuturo@camara.leg.br