Rádio Câmara

Papo de Futuro

Uma pesquisa só não basta

01/12/2015 - 14h05

  • Uma pesquisa só não basta

Na noite anterior eu respondi uma pesquisa de um banco estrangeiro sobre telecomunicações no Brasil. Eram perguntas certeiras sobre problemas muito complexos, e o meu desafio era escolher uma bolinha e escrever num quadradinho.

Não é que simplificar seja uma tarefa fácil, mas quem formulou as questões já teve uma matriz interpretativa decodificada para responder a grande questão. E esta me pareceu ser: o problema das telecomunicações no Brasil é regulatório ou de investimentos. E se for investimento, de quem é culpa: do governo ou das empresas? Uma das questões da pesquisa é: se não há antenas suficientes para nos garantir uma boa comunicação, é porque falta compartilhamento, ou porque a burocracia para colocar novas antenas é excessiva. Talvez as duas coisas, eu diria.

Uma lei de compartilhamento de antenas agilizou o processo junto às prefeituras e coibiu os achaques contra as empresas por administradores desonestos, mas a criação de um fórum de empresas para compartilhar esforços e otimizar investimentos não seria uma má ideia. As empresas, no entanto, se combinam bem na arena do lobby, mas na hora de conversar no quintal de casa, a veia da competição pulsa mais forte.

O governo, por sua vez, ou o órgão regulador não consegue trabalhar ou agilizar um enforcenment neste sentido. Outra pergunta era: se falta conexão no País, ou um plano de banda larga que não deslancha, o que dá na mesma, é porque:

1) os investimento não são suficientes;
2) o governo não dá muita bola para o tema;
3) as duas coisas juntas.

Mas o Brasil tem plano de banda larga e a promessa de outro vindo, não?

Todos nós sabemos que o plano nacional de banda larga era um plano que exigia investimentos e foi desfigurado quando esses investimentos sumiram, como todo o resto em termos de política setorial não associada às políticas monetárias ou de assistência de governo.

O fato é que banda larga nunca foi vitrine para os governos abaixo da linha do Equador, ressalvadas experiências isoladas como na Colômbia, afinal, a internet dá mais do que informação. Ela dá uma emancipação política ao eleitor brasileiro que as elites não estão muito abertas a aceitar. Quando alguém ganha com educação e cultura, alguém perde com o fim da apatia de um povo educado na base do entretenimento.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
Participação especial – Beth Veloso

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h