Rádio Câmara

Painel Eletrônico

FGV Social lança pesquisa sobre como o brasileiro enxerga aspectos diversos do contexto político

22/10/2018 - 09h36

  • FGV Social lança pesquisa sobre como o brasileiro enxerga aspectos diversos do contexto político

Uma nova pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mergulha na realidade atual brasileira. O estudo compara a evolução dos brasileiros com a de 124 países em alguns temas sensíveis, como medo da violência, descrença no sistema político e falta de confiança no Estado.

O cenário analisado vai de 1988, com a promulgação da Constituição Cidadã, até os dias atuais. Nesse período, o estudo mostra que houve avanços importantes na área social, mas não houve a mesma preocupação com a área econômica. O resultado é o aumento da pobreza em 30%, nos últimos três anos, e a ausência de recursos suficientes para programas adequados aos mais idosos, já que houve um aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

A pesquisa constatou, também, que houve maior insatisfação do brasileiro com a vida, porque a sociedade mostrou que quer mais em termos individuais, graças ao uso da tecnologia e o aumento do uso das redes sociais.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o autor da pesquisa, o presidente da FGV Social, Marcelo Neri. Ouça a íntegra da entrevista.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo