Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão debate impactos dos agrotóxicos nas cidades brasileiras; deputado João Daniel comenta

23/05/2018 - 12h01

  • Comissão debate impactos dos agrotóxicos nas cidades brasileiras; deputado João Daniel comenta

Praticamente quase todo o alimento que o brasileiro leva à sua mesa está contaminado com agrotóxicos. Eles estão presentes em frutas, verduras, carnes, leite, bebidas, produtos industrializados e em quase tudo que compramos nos supermercados.

Desde 2009, pesquisas mostram que o Brasil já é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Os defensivos agrícolas atingem não somente as lavouras, mas também cidades vizinhas.

As consequências do uso dessas substâncias estão em discussão na Comissão de Desenvolvimento Urbano, que promove audiência pública nesta quarta-feira, a pedido do deputado João Daniel (PT-SE).

Segundo o parlamentar, existem na Câmara dos Deputados interessados na liberação dos agrotóxicos sem limite e sem fiscalização, o que, segundo ele, não é bom nem para a população nem para o agronegócio, que poderá ver limitada as exportações de produtos agrícolas brasileiros.

Ainda segundo João Daniel, cada brasileiro ingere, todo ano, o equivalente a mais de 7 litros de defensivos agrícolas. Em alguns estados, como o Paraná, o índice é ainda pior: chega a quase nove litros por pessoa.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo