Rádio Câmara

Feijoada Completa

Desafios do ensino da matemática no Brasil

10/11/2017 - 14h00

  • Desafios do ensino da matemática no Brasil (bloco 1)

  • Por Dentro do Plenário: segurança pública é o foco da semana (bloco 2)

  • Existe no Brasil uma "indústria das multas de trânsito?" (bloco 3)

  • Caldo Cultural: File - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (bloco 4)

A Comissão de Educação da Câmara e a Frente Parlamentar Mista da Educação realizaram, nesta semana, o seminário internacional “A Importância da Matemática”. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), a iniciativa está incluída na programação do Biênio da Matemática, celebrado em 2017 e 2018, para marcar a realização, no Brasil, dos dois maiores eventos mundiais na área: a Olimpíada Internacional de Matemática (que ocorreu em julho, no Rio de Janeiro); e o Congresso Mundial de Matemáticos, que acontecerá em 2018, também no Rio.

Para entender melhor a importância do ensino da matemática na formação do cidadão, o programa Feijoada Completa entrevista o deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação; e kátia Smole, diretora do grupo Mathema, instituição que pesquisa métodos pedagógicos para o ensino da matemática há 20 anos.

Outro assunto em pauta nesta edição é a aplicação de multas de trânsito no Brasil, considerada por alguns parlamentares uma indústria de arrecadação de recursos para estados e municípios. O tema foi discutido esta semana na Comissão de Legislação Participativa.

A feijoada conta ainda com o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, você ouve comentários sobre finanças pessoais e literatura. No destaque musical, mais um programa em comemoração aos 75 anos de Milton Nascimento, desta vez focando sua bem-sucedida carreira internacional.

Participe, envie críticas, sugestões, perguntas para os convidados, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br ou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30