Rádio Câmara

Feijoada Completa

Violência de gênero nos presídios femininos do Brasil

14/04/2017 -

  • Violência de gênero nos presídios femininos do Brasil (bloco 1)

  • Atravessar Fronteiras: Pirenópolis (bloco 2)

  • Câmara debate regulamentação de food trucks (bloco 3)

  • Caldo Cultural: papo com o escritor João Anzanello Carrascosa, que acaba de publicar “A Trilogia do Adeus” (bloco 4)

Câmara Informa - Creche nas Penitenciárias
O sistema prisional não se adaptou para atender as mulheres em suas especificidades

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara promoveu nesta semana audiência pública para discutir a violência de gênero nos presídios femininos do Brasil. Dados do Ministério da Justiça mostram que a população carcerária feminina aumentou 567% de 2000 a 2014. Mesmo assim, o sistema prisional não se adaptou para atender as mulheres em suas especificidades, como a maternidade por exemplo. Do total de 37 mil 380 detentas, 30% ainda esperam sua sentença e mesmo assim estão em regime fechado. No programa Feijoada Completa desta semana, colocamos em debate a questão das mulheres presidiárias no Brasil, identificando os principais problemas e questionando os nossos participantes sobre possíveis soluções. Nossos entrevistados são o deputado Luiz Couto (PT-PB), integrante da Comissão de Direitos Humanos, e a irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional para a questão da mulher presa da Pastoral Carcerária da CNBB.

Também nesta edição, debatemos a regulamentação dos food trucks. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou proposta que estipula regras para o funcionamento e comercialização em todo o país de alimentos em food trucks, food bikes e food trailers.

E, como sempre, nossa feijoada tem o tempero especial dos nossos colunistas! Nesta semana, você ouve comentários sobre finanças pessoais e viagens.

Contamos com a sua audiência e com a sua participação! Envie para nós suas críticas, sugestões, perguntas para os nossos convidados, enfim, dê a sua opinião! Nosso e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br.

Apresentação - Edson júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30