Rádio Câmara

Feijoada Completa

Formas de protesto utilizadas pelos movimentos sociais

11/11/2016 - 14h00

  • Formas de protesto utilizadas pelos movimentos sociais (bloco 1)

  • Corredor das Comissões: os servidores públicos e a crise econômica (bloco 2)

  • Reflexos da eleição americana para Brasil e América Latina (bloco 3)

  • Brasil de Ponta a Ponta: a história da Umbanda (bloco 4)

Nesta sexta-feira (11), o programa Feijoada Completa aborda, ao vivo, a partir das 14h, as formas de protesto utilizadas pelos movimentos sociais. Nesta semana, uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara tratou do assunto. A audiência foi solicitada por parlamentares que veem uma tentativa de criminalização desses movimentos, especialmente por parte dos meios de comunicação. Mas afinal: existem formas de protesto que podem ser consideradas ilegítimas ou até mesmo criminosas? A criminalização dessas formas de protesto não pode ser considerada uma forma de dificultar o exercício do direito à manifestação?

Para entender melhor essa questão, o programa recebe o deputado Lincoln Portela (PRB-MG), integrante da Comissão de Direitos Humanos, e a estudante Ana Júlia, secundarista de 16 anos, cujo discurso, na Assembleia Legislativa do Paraná, em defesa das ocupações das escolas, viralizou nas redes sociais.

Nesta edição, o programa também aborda os reflexos da eleição americana para o Brasil e América Latina. Com a vitória de Donald Trump, que apesar de ser republicano não tem afinidade com os ideais de uma economia aberta defendidos pelo partido, o que podemos esperar nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos? A ideia de que a globalização era um caminho sem volta deve ser reconsiderada?

E, como sempre, a feijoada tem o tempero especial dos colunistas. Nesta edição, você ouve comentários sobre cinema e tecnologia.

Participe! Envie críticas ou sugestões pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br

Apresentação - Edson Junior e Carol Linden

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30

MAIS CONTEÚDO SOBRE