Rádio Câmara

Feijoada Completa

Jovens, negros e pobres: condição para morrer?

25/04/2015 - 09h00

  • Jovens, negros e pobres: condição para morrer? (bloco 1)

  • Portugal: a Europa mais acessível (bloco 2)

  • O que você deve saber sobre o Imposto de Renda (bloco 3)

  • Brasil de Ponta a Ponta: turismo de aventura no interior paulista (bloco 4)

Dados da Anistia Internacional mostram que, por ano, são assassinados mais de 30 mil jovens no Brasil, sendo que mais de 70% deles são negros e pobres. Para investigar esse problema e propor políticas públicas capazes de resolvê-lo, a Câmara dos Deputados instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Essas mortes ocorrem por razões sociais, raciais, ou estão sempre associadas à criminalidade? Qual o papel do tráfico de drogas nesse fenômeno e por que não se consegue desmontar a rede que sustenta essa atividade? Que mudanças precisa haver no sistema de segurança pública do país? A segurança deve deixar de ser assunto só dos estados e ter também a participação do Governo Federal?

Essas e outras questões são debatidas no programa Feijoada Completa desta semana. Os convidados são o diretor executivo da Anistia Internacional, Átila Roque, e os deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Major Olímpio (PDT-SP), presidente e membro da CPI da Violência contra Jovens Negros, respectivamente.

O programa desta semana destaca ainda o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Com a aproximação do término do prazo para a entrega das declarações, o Feijoada Completa entrevista dois especialistas para dar dicas sobre as deduções possíveis e também para alertar sobre as penalidades que o contribuinte pode sofrer se não entregar a declaração ou omitir informações à Receita Federal.

Esta edição do programa continua com a série de entrevistas com parlamentares que foram eleitos para a Câmara pela primeira vez. Mais dois deputados falam de suas expectativas para o mandato.

O Feijoada Completa ainda conta com o tempero especial dos colunistas com comentários sobre finanças pessoais, cinema, tecnologia, e viagens.

Participe! Envie críticas e sugestões para o e-mail: feijoadacompleta@camara.leg.br

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00