Rádio Câmara

Feijoada Completa

Desigualdade no Parlamento: Como as minorias estão se organizando?

20/09/2014 - 00h01

  • Desigualdade no Parlamento: Como as minorias estão se organizando? (bloco 1)

  • Terabyte: Conheça o Movie Reading (bloco 2)

  • Delação premiada: em quais casos pode ser aplicada? (bloco 3)

  • Brasil de Ponta a Ponta: Forró Ostentação do Brasil (bloco 4)

Agência Câmara
Candidatos e candidatas a deputado federal por estado.jpg

Como as minorias na sociedade estão se organizando para tentar eleger um candidato? Nesta semana aconteceu em Brasília o Seminário sobre as desigualdades no parlamento. Dados do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc) mostram que existe uma sub-representação de negros, mulheres e índios nas instâncias políticas.

No programa Feijoada Completa desta semana, discutimos os resultados desse levantamento e que soluções existem para corrigir essas distorções.

Ouvimos Carmela Zigoni , doutora em antropologia e assessora política do INESC; Sônia Guajajara , integrante da coordenação executiva da APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e a deputada Luci Choinak, PT de Santa Catarina, que é agricultora familiar e descreve a dificuldade enfrentada por parlamentares que representam as minorias em aprovar propostas de interesse desses grupos.

Também nesta edição, falamos sobre delação premiada: em quais casos pode ser aplicada? Quem tem direito? Estaria esse instrumento jurídico sendo banalizado no Brasil? E mais! Conversamos ainda, no programa desta semana, com um dos vocalistas do grupo O Forró da Ostentação do Brasil. O movimento tem origem no Funk Ostentação e levou a idéia para o nordeste do país. 

Apresentação: Edson Júnior e Patrícia Roedel

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00