Rádio Câmara

Expressão Nacional

Crise nas universidades

31/08/2015 - 21h30

  • Crise nas universidades (bloco 1)

  • Crise nas universidades (bloco 2)

Renato Araújo/ABr
Crise nas universidades - Expressão Nacional

Ao assumir seu novo mandato, a presidente Dilma Rousseff lançou o slogan “Brasil - Pátria Educadora”, o que foi muito bem recebido. Afinal, a preocupação com a educação é de todas as classes sociais e de todos os setores produtivos. No entanto, cinco meses depois, o orçamento do Ministério da Educação sofreu o terceiro maior corte: R$ 9,4 bilhões, perdendo somente para Cidades e Saúde.

As universidades federais não foram poupadas e não é difícil perceber as consequências, que vão de banheiros interditados por falta de água a projetos de pesquisa paralisados, passando por alojamentos estudantis superlotados. O Expressão Nacional desta semana debate a crise financeira das universidades públicas federais.

Os convidados do programa são a vice-presidente da Comissão de Educação, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA); o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ); o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; e o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Paulo Rizzo.

Apresentação - Maristela Sant’Ana

Programa da TV Câmara que debate grandes temas da agenda do país

MAIS CONTEÚDO SOBRE