Rádio Câmara

Expressão Nacional

Deputados e especialistas discutem o Plano Nacional de Educação

19/05/2015 - 21h30

  • Deputados e especialistas discutem o Plano Nacional de Educação

CPP
PNE
PNE. Apenas três letras, mas um universo de possibilidades e desafios. O Plano Nacional de Educação ficou em discussão no Congresso por quatro anos. Terminou com 20 metas claras a serem atingidas e com recursos garantidos: 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos. Na prática, seria investido o dobro do que em 2014.

Até 2024 ainda há muito a ser feito. O Brasil está no caminho certo para melhorar a Educação? As metas estão dadas, mas chegaremos até lá? Quais são os desafios enfrentados pelos governantes? Prestes a completar o primeiro ano dos dez de previsão, o PNE está mesmo saindo do papel? A pressão das ruas e a crise econômica podem mudar a aplicação prática do plano? Esse é o tema do programa Expressão Nacional desta semana.

Os convidados do programa são os deputados Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional; e Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas, Estaduais e Municipais do Brasil; o coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília, Isaac Roitman; e o pesquisador associado do Encontro de Laboratórios de Cidadania e Educação (Enlace), Moaci Alves Carneiro.

O integrante da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (MEC), Luiz Fernandes Dourado, participa do programa por telefone.

Apresentação - Vania Alves

Programa da TV Câmara que debate grandes temas da agenda do país

MAIS CONTEÚDO SOBRE