Rádio Câmara

Eleições 2014

Cidadão vota pautado por motivações pessoais, diz socióloga

17/10/2014 - 13h09

  • Cidadão vota pautado por motivações pessoais, diz socióloga

Você conhece os programas de governo dos candidatos ao mais alto cargo do País? Dilma Rousseff, do PT, que disputa a reeleição, e Aécio Neves, do PSDB, ao registrarem suas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentaram apenas as diretrizes e as linhas gerais de seus programas de governo.

E como será que a população se informa sobre o que pensam e o que propõem os presidenciáveis para o Brasil?

A doméstica Jocirlei Nunes Bulhões, diz que escolhe com base nos debates da televisão: "Eu vejo os debates deles, através do debate para ver qual está melhor pra gente escolher o candidato certo" 

Para o taxista Geraldo Alves, os programas de televisão e os debates ajudaram na sua escolha:

"Eu acompanho pelo rádio, acompanho pela televisão, assisto aos debates, eu faço tudo. Eu assisto tudo, de ponta a ponta. Eu sei de tudo"

A corretora Nilsa Casaro ainda não escolheu seu candidato, mas tem procurado se informar: "Eu dou mais atenção aos debates, só que não tenho tempo para assistir aos debates, mas, hoje, eu parei e assiti ao programa eleitoral. Tenho acompanhado, sim, pela internet, tenho visto direitinho, e tô lutando mas não tô segura com relação a qual candidato que eu quero. Não estou segura."

O aposentado Severino Milanês disse que todos os candidatos são muito parecidos: "É a mesma coisa, todos eles falam as mesmas coisas. Toda política é a mesma coisa. Saúde, segurança, metrô, e não fazem nada"

De acordo com a socióloga Débora Messenberg, o cidadão comum vota pautado por motivações pessoais. Segundo ela, trata-se de um voto consciente:

"Eu acho que há motivações, como em qualquer local, absolutamente pessoais. Pessoais relacionadas ao que aquele candidato pode trazer em termos de benefícios, nas mais diferentes áreas. Acho que, ao contrário do que as pessoas imaginam, o eleitor sabe, ele tem uma escolha sobre qual é o candiato melhor para os seus interesses. E acho que é isso que pauta, fundamentalmente. Acho que é um voto consciente, no sentido de uma avaliação, aí você pode questionar: avaliação pautada em que? na manipulação da mídia? enfim, não procura de ver o programa ou uma informação mais rica ou detalhada, isso aí é outra questão. Mas na hora do voto, ou seja, em quem ele se propõe a votar é aquele que, supostamente, vai lhe trazer melhores benefícios"
Segundo pesquisa Datafolha divulgada 10 dias antes do segundo turno da eleição, para 71% dos eleitores brasileiros, o mais importante na escolha de um candidato a presidente são suas propostas de governo. Os demais se dividem entre os que atribuem mais importância à pessoa e ao partido do candidato.

Notícias sobre as votações em todo o país