Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

10/04/2018 10h42

Câmara lança estudo sobre instituições de ensino superior e desenvolvimento regional

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) é relator da publicação e comentou detalhes do estudo em entrevista ao Com a Palavra. Ouça o áudio completo

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lança, nesta terça-feira (10), a publicação "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios", que tem como relator o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP).

O estudo propõe uma Política Nacional de Desenvolvimento Territorial para o país, com as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de trinta entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. Nesse período, foram implantados três projetos piloto – no sudoeste paulista; na região de Campanha, no Rio Grande do Sul; e em Campina Grande, na Paraíba. Segundo Vitor Lippi, nos próximos meses serão lançados mais três projetos piloto: no Distrito Federal, no triângulo mineiro e no Pará.

A ideia defendida pelo estudo é criar Centros de Desenvolvimento Regional nas universidades, com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche