Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

21/12/2017 11h49

Relator comenta Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas

Proposta sobre o tema foi aprovada nesta semana na comissão especial. Confira a entrevista do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP)

O deputado Nelson Marquezelli, do PTB paulista, é relator do projeto aprovado, em comissão especial, que define as regras para o transporte rodoviário de cargas no país. Para o deputado, a aprovação da proposta foi o marco do ano na Câmara dos Deputados, após 2 anos de discussão e 388 audiências públicas realizadas.

O projeto estabelece as maneiras como transportadores podem ser contratados; regras para a segurança nas estradas; e prevê normas para a contratação de seguros em caso de acidentes, perda de mercadoria e até furtos e assaltos.

Na entrevista ao Com a Palavra, o deputado destacou, entre os mais de 80 artigos do marco regulatório do transporte de cargas, o aumento de penas para transportadores envolvidos em furto e receptação de cargas. Entre as medidas, está a suspensão, por dez anos, do funcionamento de empresas que atuarem como facilitadoras no roubo de mercadorias; e suspensão, por dez anos, da autorização para que os motoristas envolvidos trabalhem no transporte de carga.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche