Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

08/12/2017 11h35

Dia Mundial de Combate à Corrupção: deputado faz apelo a cidadãos para não votarem em corruptos

Presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e do capítulo brasileiro da Gopac, Antônio Carlos Mendes Thame (PV-SP) falou sobre o tema em entrevista ao Com a Palavra

O deputado Antônio Carlos Mendes Thame, do PV paulista, esteve Com a Palavra nesta sexta-feira. Ele é presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e presidente do capítulo brasileiro da Gopac, Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção. Em entrevista ao programa, o deputado falou sobre o Dia Internacional contra a Corrupção, que vai ser comemorado neste sábado, dia 9 de dezembro.

Mendes Thame lamentou o fato de a Casa Legislativa ser tolerante e conivente com a corrupção, mas reconheceu que está havendo mudança na sociedade com relação à corrupção no Brasil.

Com o objetivo de fortalecer o combate à corrupção e a impunidade no país, o deputado apresentou, no mês passado, nove projetos com iniciativas nesse sentido. Entre eles, está o que prevê a figura do “reportante do bem”, para incentivar o cidadão a denunciar crimes de corrupção em qualquer órgão, público ou não. Outra proposta prevê, também, a tipificação do crime de enriquecimento ilícito, com pena de 3 a 8 anos e o confisco dos bens relacionados.

Antônio Carlos Mendes Thame defende que a Lava Jato seja uma operação permanente da Polícia Federal em busca de corruptos, e que os órgãos de combate à corrupção possam ser fortalecidos.

Na entrevista, o deputado ainda fez um apelo aos cidadãos, para que não votem em corruptos e, assim, possam melhorar a qualidade do Legislativo brasileiro.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche