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04/12/2017 11h35

Campanha “Dezembro Laranja” alerta para prevenção do câncer da pele

Para falar sobre o assunto, o Com a Palavra convidou o médico Joaquim Mesquita, coordenador nacional da campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

O Com a Palavra entrevistou o médico Joaquim Mesquita. Ele é coordenador nacional da campanha de prevenção ao câncer da pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Na entrevista ele anunciou que, para comemorar mais uma campanha do Dezembro Laranja – mês dedicado ao combate do câncer de pele – vai solicitar ao Executivo e ao Legislativo que retire o filtro solar da lista de cosméticos e o inclua nos itens básicos de medicamentos para reduzir o custo do produto, já que o uso do filtro solar é o principal preventivo do câncer de pele.

Segundo o médico, o alto custo do produto é o principal motivo da falta de proteção à exposição ao sol. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer; 63% não usam protetor solar no seu dia a dia; e 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.

O dermatologista lembrou, ainda, que dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. A doença pode ser tratada e tem cura.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche